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Landing Page? Entenda sua importância no Marketing Digital.

Publicado dia 06/06/2017


Uma landing page bem feita é capaz de conduzir o visitante do seu site à ação desejada.


Vamos pensar em uma situação bem corriqueira do dia a dia. O dono de um pequeno negócio decide anunciar no Google para atrair mais visitantes para o seu site e, consequentemente, aumentar suas vendas.

Ele identifica as palavras-chaves que as pessoas digitam para fazer a busca, redige o texto com estas palavras e define que no momento em que alguém clicar no anúncio será direcionado para... (adivinha a resposta)... a home do site. É assim que normalmente funciona, certo? Mas será que essa é a forma mais eficiente? Acreditamos que não e é justamente neste ponto que uma landing page pode fazer muita diferença.

 

Como uma landing page pode ajudar?

Landing page poderia ser traduzida como página de "aterissagem", página de destino, ou seja, a página para a qual será direcionada aquela pessoa que, como comentamos acima, foi estimulada a visitar o seu site por conta de um anúncio, uma oferta ou um e-mail com um link, entre outras possibilidades. 

Quando utilizamos a home do site neste direcionamento, o que acontece? Aquela pessoa que foi impactada e clicou para saber mais sobre determinado assunto cairá na página inicial do site onde, em geral, há uma série de outras informações sobre a empresa e não especificamente sobre aquilo que ela procurava… 

Segundo Oil Gardner, um dos maiores especialistas em landing pages, "a distração é inimiga da conversão" e, por isso, a home de um site em geral não é eficiente para converter um visitante em um prospect ou em um cliente. Quanto mais elementos se concentram na tela, mais chances o visitante terá de se distrair rapidamente e, assim, uma oportunidade de negócio poderá se perder. 

Por outro lado, uma landing page, ou seja, uma página de destino bem trabalhada, desenvolvida especialmente para se comunicar com quem chegou até ali, com informações claras, persuasivas e com um direcionamento objetivo sobre a ação esperada (comprar, cadastrar-se para receber mais informações, etc.) pode gerar resultados bem mais consistentes.

 

A landing page é essencial na etapa de conversão

Quem já ouviu falar no funil de vendas sabe que há várias etapas até a concretização de uma transação: atração > conversão > relacionamento > venda > análise. 

Enquanto a atração consiste em despertar a atenção das pessoas para o seu produto/serviço e levá-las ao seu site, a conversão acontece quando estas pessoas realizam a ação desejada. Pode ser uma compra, mas também outro tipo de ação como, por exemplo, o preenchimento de um formulário, de um cadastro. 

As landing pages são, portanto, uma ferramenta poderosa em uma estratégia de Inbound Marketing, que tem como um dos pontos centrais a geração de leads. Mas o que são leads? São clientes em potencial, ou seja, pessoas que deixaram algum dado de contato porque demonstraram interesse no seu negócio ou em algum conteúdo que você compartilhou.

 

Como funciona uma landing page?

Como comentamos acima, uma boa landing page contém apenas os principais elementos que vão ajudar na realização da ação desejada. 

O ponto forte de uma landing page é justamente capturar a atenção do visitante e DIRECIONÁ-LO A UMA ÚNICA AÇÃO quando ele chega à pagina vindo de uma busca na internet ou ao clicar em um link.

Acontece que este resultado só acontece devidamente quando a landing page é muito bem pensada e desenhada para otimizar a conversão. Isso significa prestar muita atenção na comunicação e, também, no design, na disposição dos elementos, uma vez que qualquer item que provoque a distração do visitante pode atrapalhar a concretização da ação. 

Portanto, outro aspecto fundamental de uma landing page é a clareza: "Se você não é claro, você não comunica. Se você não comunica, você não vende", como destacado por Oil Gardner, especialista no assunto.

 

Qual a principal vantagem de contar com uma landing page?

Trabalhar com landing pages ajuda a corrigir um dos erros mais frequentes de quem se utiliza do marketing digital: levar o visitante ao site e não orientá-lo à ação desejada, ou seja, fazer todo um esforço para atrair público e audiência e não converter estes visitantes em clientes ou leads. 

Em uma estratégia de Inbound Marketing, por exemplo, uma boa landing page pode transformar, em um primeiro estágio, visitantes em prospects. Posteriormente, pode conduzir estes prospects ao longo do funil, para transformá-los em oportunidades qualificadas e, finalmente, em vendas. 

Vale também comentar que montar uma landing page é uma tarefa relativamente simples mesmo para quem não entende de programação. Atualmente, há várias ferramentas bem acessíveis no mercado.
 

E então, quer a saber mais sobre como uma landing page pode impulsionar seus resultados? Entre em contato conosco e até a próxima!