Blog

Missão, visão e valores não são exclusividade de grandes negócios

Publicado dia 17/10/2016

 

"Para quem não sabe aonde vai, qualquer caminho serve", disse o gato para a protagonista da história "Alice no País das Maravilhas", quando ela perguntou onde a estrada em que ela estava ia dar. E, apesar de estarmos falando de um conto, a lição também serve para o mundo dos negócios, afinal de contas, se uma empresa não tem uma missão, visão e valores definidos, ela está sem um planejamento estratégico completo e, consequentemente, sem saber bem ao certo aonde quer chegar.

E na contramão do que muitos empreendedores de pequenos negócios imaginam, essas premissas não são válidas apenas para grandes empresas. Para pequenos empresários, ter um plano estratégico também é muito importante, pois este é um documento que irá ajudar a equipe nas tomadas de decisões futuras, diminuindo as chances de fracassos. E, ninguém quer fracassar, não é mesmo?

Por isso, temos uma pergunta para fazer: você sabe aonde sua empresa quer chegar? Tem objetivos traçados em seu plano estratégico para que seu trabalho tenha um norte a seguir? Se a resposta for não, esse post é fundamental para você: vamos te ajudar a estruturar a missão, visão e valores do seu negócio.


Missão

“Uma empresa não se define pelo seu nome, estatuto ou produto que faz; ela se define pela sua missão. Somente uma definição clara da missão é razão de existir da organização e torna possíveis, claros e realistas os objetivos da empresa”. Peter Drucker

A missão de uma empresa corresponde ao seu propósito e para quem ela de destina, sendo assim, é fundamental que ela seja criteriosamente estruturada. Uma dica importante para encontrar a missão da sua empresa é contar com pessoas-chave para essa tarefa: um diretor ou até mesmo alguém que trabalhe nela há um bom tempo. Eles irão ajudá-lo a enxergar outros pontos de vista e enriquecer ainda mais a sua missão (essa dica também vale para chegar aos valores e visão).

Perguntas para ajudá-lo a definir a missão:

• Por que (ou para que) a empresa existe?
• O que a empresa faz?
• Se for o caso de um público restrito, a quem a empresa se destina a ajudar?

 

Visão

"Se os seus sonhos não te assustam, eles não são grandes o suficiente". Ellen Johnson Sirleaf

Já com a visão, você definirá uma perspectiva de longo prazo para o seu negócio, como você deseja que ele seja visto no futuro. Porém, é importante cuidar para que essa seja uma meta alcançável, ou seja, realista.

Mas a visão também está diretamente ligada a como você sonha ver sua empresa em alguns anos e, como já disse Jorge Paulo Lemann, "Sonhar grande ou sonhar pequeno dá o mesmo trabalho". Por isso, pense bem qual a direção que sua empresa irá tomar e encontre o equilíbrio ideal entre os dois pontos que citamos.

Outra questão importante da visão é que ela deve inspirar as pessoas que tiverem contato com ela.

Perguntas para ajudá-lo a definir a visão:

• Qual o sonho da sua empresa, aonde quer chegar?
• Qual o caminho que ela pode seguir e em que direção devem ser apontados os esforços?
• Onde nós estaremos?
• O que a empresa será?
• O que eu estou ajudando a construir?
• Onde estou levando o meu negócio com os recursos investidos?

 

Valores

"Nada é tão contagioso como o exemplo". François de La Rochefoucauld

Para uma empresa, os valores não são diferentes do que seriam para uma pessoa. Eles são os princípios éticos e morais do seu negócio, guiam a conduta da empresa como um todo e são inegociáveis. Os valores também direcionam a forma de comunicação entre todos os envolvidos no negócio, sejam colaboradores, fornecedores e até mesmo clientes.

Com esses valores em mente, também será possível tomar decisões estratégicas do negócio, tanto em relação aos rumos que irá seguir, quanto em projetos que deseja investir. Por exemplo, se sua empresa tem como valor a sustentabilidade, cada atitude e processo dela deverá levar em conta esse valor.

Diferente da missão e visão, os valores não precisam ser necessariamente uma frase. Você pode apenas elencar os principais para o seu negócio.

Perguntas para ajudá-lo a definir os valores:

• Qual o comportamento que eu desejo dos colaboradores?
• Como os colaboradores se relacionam entre si?
• Como é a relação entre colaboradores e clientes?
• Como a empresa trata seus clientes?
• Qual é a maneira com que a empresa faz negócios?
• Como nos relacionamos com a comunidade?
• Qual a nossa responsabilidade frente à sociedade?
• Que valores, crenças ou princípios são importantes para a empresa fazer o que faz, para quem faz, e para o que ela quer se tornar?

Agora chegou a hora de você definir essas premissas para o seu negócio. Mas, lembre-se: não adianta se empenhar para estruturá-las e, no fim, acabar esquecendo-as na gaveta, ok?

Você precisa viver a missão, visão e os valores no seu dia a dia, em cada decisão, contratação, em cada parceria, enfim, em todos os momentos.

Depois que você conseguir finalizá-las, conte pra gente como foi a experiência e no que você teve mais dificuldade. E, se precisar, já sabe, é só entrar em contato com a nossa equipe.