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10 boas práticas de Marketing Digital para cumprir o ano inteiro!

Publicado dia 26/01/2017


Após pular ondinhas e listar aquelas promessas, é hora de fazer com que as resoluções de fim de ano sejam colocadas em prática, afinal, 2017 já está em curso e você tem objetivos e resultados para alcançar, não é mesmo? Em relação aos negócios, isso pode significar apostar nas boas práticas de marketing digital.

Confira, portanto, algumas delas, veja por que não podem faltar em sua rotina e os benefícios que você pode colher!


1. Mantenha sua lista de e-mails atualizada
Não há quem negue, hoje em dia, que os e-mails se reinventaram desde a popularização do marketing digital. Afinal de contas, com o e-mail marketing, você tem o poder de enviar ofertas personalizadas e de forma segmentada para o seu público-alvo.
Claro que só se colhe os resultados dessa ação se você fizer uma atualização constante em sua lista de e-mails. Dessa forma, só são disparadas as ofertas para quem realmente demonstra interesse nos seus serviços e produtos, o que torna a sua estratégia de marketing digital ainda mais eficaz.
Vale também lembrar que endereços de e-mail inválidos/inexistentes e mensagens com uma taxa alta de descadastro ou marcadas como spam depõem contra a sua reputação e podem prejudicar a entrega de seus próximos e-mails.


2. Dispare e-mails relevantes
Você deve saber como um e-mail não solicitado ou pouco relevante pode ser inconveniente em meio a sua atribulada rotina, não é mesmo? Pois com a sua base de clientes, o pensamento é muito similar no que diz respeito às boas práticas. Por isso, ao enviar promoções, divulgações e mensagens, certifique-se de que todo o cuidado foi tomado para que o conteúdo seja, de fato, útil ao seu leitor.
Convém, inclusive, ir além de colar um .jpeg no corpo do e-mail. Utilize templates em HTML, que combinam textos e imagens, para que as principais informações da sua mensagem sejam visualizadas pelos destinatários. Afinal de contas, este é um procedimento que, notoriamente, rende mais resultados.

 

3. Crie – e mantenha – um blog
Os conteúdos qualificados de um blog são, ainda, uma das estratégias de marketing digital mais eficazes de atrair clientes e fidelizá-los.
Isso porque, quando se entende a persona do negócio, a interação é feita diretamente com ela, e, a partir daí, é possível aprender mais a respeito dos seus desafios e objetivos – o que aumenta as possibilidades de solucioná-los.
Lembre-se, entretanto, que, para as boas práticas, o segredo não reside apenas no conteúdo qualificado, mas na periodicidade. Se você quer aproveitar essa ferramenta do marketing digital, publique, frequentemente, uma postagem de valor.


4. Revise as suas páginas periodicamente
Caso você ainda não tenha este hábito de boas práticas do marketing digital, aqui vai uma dica: anote no calendário uma inspeção trimestral no conteúdo do seu site e também naquelas informações gerais (sobre, descrição, dados de contato, etc.) de outras páginas, como, por exemplo, o perfil do seu negócio nas redes sociais.
Com isso, você revisa as informações e incorpora novidades, de maneira que os leitores possam perceber essa diferença.


5. Mantenha um engajamento digital em suas redes sociais
Com as redes sociais, você conta com uma ferramenta de comunicação capaz de divulgar novidades e promoções, interagir com o seu público e, ainda, conhecer um pouco mais sobre os seus consumidores reais e potenciais.
Isso significa que, ao saber quais redes sociais eles mais utilizam, você pode expandir o alcance da sua marca e aproximar as relações com o seu público.
Mas, tenha atenção: não é porque o seu consumidor se concentra mais em uma rede social que você deve se esquecer das outras. Apostar nessa diversificação em sua estratégia de marketing digital ajuda a encontrar novas oportunidades e, claro, ampliar os canais de comunicação com o seu público-alvo. Cuide, no entanto, para dar um passo de cada vez. Fotaleça-se primeiro em uma plataforma e, gradualmente, explore a seguinte.


6. Produza um conteúdo adequado para cada mídia
A linguagem de um site é diferente da utilizada em blogs – que difere, também, do conteúdo produzido para o Instagram, Twitter e Facebook, entre outras plataformas.
Ou seja: você deve produzir um conteúdo adequado para cada tipo de mídia. Essa variação desperta mais interesse e engajamento do seu público-alvo, à medida que também contribui para que sua marca seja percebida como uma referência no seu setor de atuação.


7. Acompanhe as métricas do site e das redes sociais
Muitas das estratégias de marketing digital estão relacionadas a um elemento fundamental: o monitoramento. Afinal de contas, nada mais coerente do que analisar o impacto de suas ações, certo?
Por isso, trabalhe lado a lado com as métricas para compreender o que está gerando mais visitas, engajamento, conversões e vendas. Consequentemente, entenda o que não rendeu o esperado para trabalhar novas possibilidades.
Marketing digital é isso: a mensagem certa, no contexto exato e para a pessoa ideal. Se algo não surtiu efeito, é preciso rever o planejamento, para encontrar o conteúdo, a forma, o momento e o tom mais adequados.


8. Monitore também métricas que impactam o seu resultado
As métricas de vaidade são aquelas que se traduzem nos populares likes, curtidas, número de seguidores, mas não têm um impacto direto nos seus resultados comerciais.
Portanto, para analisar a eficácia da sua estratégia de marketing digital, procure também definir e acompanhar outras métricas associadas aos seus objetivos, como:

  • Geração de leads;
  • Duração do ciclo de vendas;
  • Custo de aquisição de clientes;
  • Eficiência dos canais.

Não que as curtidas nas postagens não sejam positivas para ampliar e fortalecer a marca, mas elas não devem ser consideradas as únicas métricas importantes.


9. Trabalhe mais com landing pages
Conhecidas, também, como páginas de captura, elas ajudam a direcionar o visitante do seu site para a ação que você deseja, como baixar um e-book ou inscrever-se para uma palestra, por exemplo. Como são páginas mais simplificadas do que a "home" do site, capturam a atenção do visitante com mais eficiência e podem gerar mais resultados em uma campanha de links patrocinados.


10. Diferencie-se na produção de conteúdo
Por fim, aproveite para experimentar novos formatos de conteúdo em suas ações de marketing digital.
É o caso de considerar vídeos em suas páginas (que são considerados o futuro do conteúdo web), os webinars, e-books e até mesmo sessões live stream de divulgação ou palestras.
Assim, o seu consumidor vai estar exposto a novas abordagens da sua marca e você terá formatos complementares de interação e divulgação dos seus serviços ou produtos.


Não espere por mais um ano para atingir os objetivos do seu negócio e comece, hoje mesmo, a investir nessas boas práticas de marketing digital. Se você ficou com alguma dúvida sobre como colocá-las em prática, escreva para a gente pelos comentários e até a próxima.