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Ainda dá tempo de aproveitar a Black Friday e vender mais?

Publicado dia 12/11/2018


Reunimos algumas dicas para você aproveitar a Black Friday e fazer parte de um evento que cresce ano a ano.

Estamos de novo na Black Friday que, em 2018, acontece em 23 de novembro! A data comercial já tradicional nos Estados Unidos estreou no Brasil em 2011 e tem adquirido cada vez mais relevância por aqui. Aproveitar a Black Friday, portanto, pode ser aquela oportunidade que faltava para alcançar os resultados.

Em 2017, as vendas chegaram a R$ 2,1 bilhões segundo dados do site oficial dos organizadores do evento e a previsão para 2018 é de um aumento de 15% nas vendas, conforme as estimativas da Ebit.

Os números são expressivos e os grandes varejistas já estão preparados para a data. Planejamento é fundamental, sem dúvida, mas o que ainda é possível fazer se você estava envolvido com o dia a dia do negócio e deixou a Black Friday de fora do calendário? Preparamos algumas dicas, confira!


Selecione estrategicamente sua oferta: pense nela como uma recompensa.

Uma pesquisa recente do Google, conduzida pela Provokers, mostrou que o consumidor encara a Black Friday como uma oportunidade de se presentear. A intenção é aproveitar um desconto atraente ou uma vantagem significativa para realizar aquele desejo que ficou guardado ou precisou ser adiado por algum tempo.

E mesmo que você não venda smartphones, eletrônicos ou itens que se encaixam na definição de “sonho de consumo” , pode pensar naquele produto ou serviço que poderia ser um verdadeiro presente para o seu público: um curso importante que vai fazer a diferença na carreira de alguém, um pacote incrível de sessões de beleza pré-verão, aquele vinho de uma safra especial, entre outras possibilidades.


Avise seus clientes que eles poderão aproveitar a Black Friday.

Se você tem uma relação dos endereços de e-mail dos seus clientes, envie uma mensagem e prepare-os para aproveitar a Black Friday. Você pode informar que terá novidades para data e, se for o caso, uma condição de pagamento diferenciada.

Alerte-os para verificar a caixa de entrada a partir dos primeiros minutos do dia 23 de novembro e, de fato, programe adequadamente o disparo da sua oferta.

O objetivo, aqui, é criar expectativa e um senso de urgência. Portanto, você pode ainda divulgar que os primeiros “x” clientes que efetuarem a compra terão um bônus ou uma vantagem adicional.


Convide também os visitantes do seu site para aproveitar a Black Friday.

Quantos visitantes o seu site recebe diariamente? Aproveite este fluxo para obter mais dados das pessoas que já chegaram até você. Crie, por exemplo, um pop-up para estimular que os visitantes do site deixem seu nome e e-mail e recebam, em primeira mão, sua oferta especial para a Black Friday.

Acrescente estes nomes àquela lista de e-mails que receberá sua mensagem sobre a promoção.


Atraia mais visitantes ao seu site com anúncios nos buscadores e nas redes sociais.

Aproveitar a Black Friday significa também atrair novos clientes para o seu negócio. Portanto, para conquistar um novo público, você pode criar uma landing page para cadastrar as pessoas interessadas em conhecer a oferta que você preparou para a data.

Para divulgar esta página e ampliar a base de consumidores dispostos a fazer negócio com a sua empresa, invista em links patrocinados e anúncios nas redes sociais. Em relação aos links patrocinados, trabalhe as palavras-chave que as pessoas usam quando buscam pelos seus produtos ou serviços na internet. Quanto às redes sociais, observe bem as possibilidades de segmentação, para atingir as pessoas realmente interessadas no que você tem a oferecer.

Comece a promover a landing page desde já, para que você possa atrair um número interessante de potenciais clientes para sua oferta da Black Friday. Assim como no pop-up, solicite o nome e o e-mail dos visitantes, para que eles sejam notificados assim que a ação começar.


Divulgue uma oferta imperdível de verdade.

Agora que o dia da Black Friday chegou e que você já tem um número consistente de pessoas que manifestaram interesse em conhecer sua oferta, mostre que você preparou uma promoção à altura da data.

Para 38% dos consumidores que ainda são resistentes à Black Friday, os falsos descontos são um dos motivos que os mantêm afastados das promoções. Os dados são, mais uma vez, da pesquisa feita para o Google, pela Provokers.


Fortaleça o relacionamento.

Vender mais é uma das principais formas de aproveitar a Black Friday, mas não é a única. Você pode também fazer uso do evento para fortalecer o relacionamento com os clientes e preparar o caminho para novas vendas.

Muitas empresas consideram que a Black Friday acaba na sexta-feira ou, no máximo, no domingo seguinte.

Uma forma, portanto, de fazer diferente é encaminhar um e-mail de pós-venda alguns dias após o evento. Você pode, por exemplo, agradecer a compra mais uma vez, perguntar como foi a experiência com o produto/serviço e colocar-se à disposição para auxiliar no que for preciso.

Vale sempre lembrar que as pessoas compram de quem elas confiam. E o Natal está logo ali, não é mesmo?


Quer abordar outras ideias e sugestões sobre como aproveitar a Black Friday para vender mais? Deixe seu comentário. Se preferir, entre em contato e vamos conversar.