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Bons motivos para você adotar o Marketing de Conteúdo como estratégia

Publicado dia 15/09/2016

Se você tem seu próprio negócio e alguma presença no universo digital já deve ter ouvido falar em marketing de conteúdo. O tema tem sido abordado com frequência nos últimos anos e pode realmente ajudar as empresas a obter um melhor desempenho no mercado.

Entender a necessidade de informação do público é a essência de uma boa estratégia de marketing de conteúdo, que vem sendo adotado, inclusive, por pequenos e médios negócios. Atrair mais clientes a um custo acessível é apenas um dos seus benefícios.

Ficou curioso para saber mais sobre como o marketing de conteúdo pode ajudar a sua empresa a conseguir melhores resultados e se destacar da concorrência? Então, acompanhe o post.

 

#1 Você se torna referência no assunto
Falar em marketing de conteúdo não é fazer um review do seu produto ou falar dos seus diferenciais, mas sim abordar questões que possam educar o seu cliente sobre o mercado no qual você atua.

Sendo assim, quando sua empresa acerta o tipo de conteúdo que seu público deseja ter e consegue produzi-lo com qualidade e relevância, o que se constrói, na verdade, é uma relação de confiança entre a sua marca e as pessoas que a seguem.

E quando você confia em alguém, vira sua referência no assunto, não é mesmo? Por exemplo, quando uma pequena empresa precisa de dicas de empreendedorismo, provavelmente, entra no site do Sebrae. Isso acontece, pois eles viraram referência no assunto após uma série de publicações frequentes e consistentes sobre o tema.

O mesmo pode acontecer com o seu negócio. Assim, além de virar referência, sua empresa também tem a chance de educar o mercado.

 

#2 Passa a educar o seu mercado
Educar o mercado é compartilhar conhecimento sobre a sua área, fornecer informações que ajudem o seu público a resolver as questões que enfrenta no dia a dia.

Uma chapa de porcelana para food trucks que aquece mais rápido do que as normais e tem menos gasto com energia, por exemplo, passa a ter outro significado quando o foco está em mostrar meios de reduzir as filas na hora do almoço e os custos no final do mês, alguns dos verdadeiros desafios de quem tem um negócio desta natureza.

Por isso educar o mercado é estratégico, e se você for referência na sua área, será o principal responsável por repassar informações relevantes ao seu público.

 

#3 Aumenta a fidelidade dos seus clientes
Ao falar em relevância e educação do mercado, também estamos falando em criar um relacionamento com os seus prospects e clientes. E quem não gosta de ir sempre a um estabelecimento comercial em que é bem atendido, no qual confia e sabe do compromisso com os clientes?

É essa a imagem que o marketing de conteúdo passa para as suas personas: de que você não está simplesmente preocupado em empurrar o seu produto ou serviço a todo custo. Adotando uma boa estratégia, você mostra que a sua principal preocupação é entregar algo de valor, que realmente faça diferença na vida do seu cliente. E, sem dúvida, isso contribui para aumentar a fidelidade e, consequentemente, a receita recorrente.

 

#4 Otimiza o tempo da sua equipe de vendas
Pesquisas apontam que o cliente, quando chega a uma loja, já está com 60% da decisão de compra tomada. Isso acontece, pois a internet oferece um mundo de informações, que são levadas em consideração na tomada de decisão.

Agora, imagina se na hora de fazer essa pesquisa prévia ele encontrasse várias informações relevantes produzidas por você? Sobre o seu mercado, seu produto ou serviço, sua empresa. O vendedor poderia abreviar seu discurso na hora da venda, uma vez que essas informações já estariam na mente do possível comprador. A abordagem seria mais assertiva e produtiva, seguramente com melhores resultados no final do mês.


#5 Possibilita a pesquisa de mercado por meio do conteúdo
Uma das grandes vantagens do marketing digital em relação ao off-line é que tudo, tudo mesmo, pode ser rastreado e monitorado. As palavras-chave pesquisadas para chegar ao seu site, os conteúdos mais acessados e a origem desses acessos são só alguns exemplos das métricas que são disponibilizadas a partir do marketing de conteúdo.

Quer saber se um produto que você está planejando lançar será bem visto pelo público? Comece a produzir conteúdo sobre ele e veja como será a reação dos seus leitores.
Veja quais são as páginas mais acessadas, quais são os assuntos que elas abordam, e explore mais ainda essas questões. Percebeu que as pessoas estão acessando bastante um conteúdo específico e que você não explora tanto comercialmente? Comece a dar mais foco para ele, também, na área comercial.

E, que tal dar uma olhada pra ver quais são as localidades que mais acessam seu site e, quem sabe, descobrir uma nova cidade que sua empresa pode explorar? As possibilidades no mundo digital são bastante interessantes se soubermos trabalhar com elas.

 

#6 Gera um ROI positivo
E, diante de todas essas ações, é possível prever que o retorno sobre o seu investimento em marketing digital será positivo.

Diferentemente do que muitos possam acreditar, o objetivo do marketing de conteúdo não é apenas informar, mas sim gerar bons resultados para a sua empresa.

Então, você está convencido de que o marketing de conteúdo pode impactar positivamente as vendas, deixar a concorrência pra trás e transformar seu negócio em uma referência em sua área?

Se você está disposto a fazer diferente, conte com o nosso auxílio para qualquer dúvida sobre o assunto e até mesmo para iniciar a planejar e executar suas estratégias de marketing de conteúdo.

Entre em contato e descubra como podemos ajudar o seu negócio. Até a próxima.