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Como foi o evento do Facebook para empreendedores?

Publicado dia 06/07/2019


Mais do que dicas para usar melhor as redes sociais, o evento do Facebook para empreendedores lembrou da importância de estabelecermos conexões de verdade.

O que você espera de um evento do Facebook para empreendedores? Dicas sobre como usar melhor as plataformas para vender mais? Conhecer cases de sucesso? Esclarecer dúvidas? O Impulsione com Facebook 2019, edição Porto Alegre, contou com tudo isso e foi além: reforçou a missão da própria empresa e destacou o potencial dos empreendedores de gerar um grande impacto social quando estabelecem uma conexão com suas comunidades. Confira os melhores momentos (e também as melhores dicas, é claro)!


Conexão, impacto e... reflexão.

A missão do Facebook "dar às pessoas o poder de criar comunidades e aproximar o mundo" foi lembrada logo no início do evento. Porém, foi lembrado também que para pertencer, de fato, a uma comunidade é preciso estabelecer uma conexão com que é importante para o outro. E isso passa por aprender o que é valor para as pessoas, dar voz àqueles com quem desejamos nos relacionar.

Ouvir, ouvir e ouvir são as principais habilidades para quem pretende estabelecer uma conexão verdadeira. Já para ir adiante e gerar impacto, é fundamental entender o momento certo de promover uma experiência imediata e positiva.

Se por um lado o ambiente para as boas ideias nunca foi tão bom como agora, por outro falta compreender melhor o que é uma boa ideia. E neste ponto cabe uma ótima reflexão: o conceito de boa ideia deve ir além de algo em que nós acreditamos. Uma boa ideia também deve significar algo para alguém.

Quatro pilares foram destacados para quem tem como objetivo gerar conexão e causar impacto. Veja as orientações do Facebook para empreendedores:

 

  • Criatividade
    Contar histórias atraentes por meio de textos, vídeos e imagens. Todos esses recursos são válidos. A melhor opção depende do momento, do contexto.

  • Comunidade
    Aprender com a comunidade por meio da escuta ativa. Ter atitudes que inspiram, celebrar as conquistas, dar voz às pessoas e trabalhar para surpreendê-las.

  • Conexão
    Estimular conversas com nossa comunidade, porque conversas geram confiança. E as pessoas têm mais probabilidade de comprar de empresas com quem elas conversam, em quem elas confiam.

  • Vendas
    Executar uma ideia eficiente tem um impacto muito maior do que apenas vender: transforma vidas, comunidades.

 

O evento do Facebook para empreendedores lembrou ainda que quem tem um negócio é uma pessoa de coragem, alguém com capacidade para construir, para assumir riscos e para desempenhar uma função social enorme no país. O que nos pára então?

O medo de não dar certo.

E como lidar com esse temor? Testar, aprender, fazer melhor, praticar a escuta ativa e, principalmente, transformar o medo em uma pergunta: por que não deu certo?

A principal recomendação do Facebook para empreendedores que desejam crescer e se fortalecer é experimentar sempre, não ter medo de errar, de aprender. O Facebook entra com as ferramentas, as conexões são por nossa conta.

 

O "segredo" dos casos de sucesso.

Três donos de empreendimentos locais conversaram com os participantes do evento e compartilharam sua experiência à frente de pequenos negócios.

A primeira empresa, que produz cases para celular, carteiras e porta-passaportes à base de bambu, enfatizou a importância de entender o produto que os consumidores desejam e ajustá-lo a essas especificações. Vários modelos foram testados até que se chegasse às versões comercializadas atualmente. Portanto, o conselho é bem simples: não ter medo da tentativa / erro, estar aberto para ouvir e corrigir.

O segundo caso apresentado no evento do Facebook para empreendedores, um negócio que vende temperos em drágeas, citou o uso abrangente e integrado das mídias sociais (WhatsApp, Facebook e Instagram) como fator determinante do sucesso. Revelou que 80% do seu público foi proveniente da mídia digital e destacou o bom resultado do formato stories e da utilização de influenciadores.

O exemplo seguinte, de um fabricante de cevador de chimarrão, mostrou a importância de mapear o perfil do seu público e de se dedicar a entender quem é o seu cliente. Comentou, por experiência própria, que analisar os dados pode ser surpreendente. Também mencionou que aproveitaram as mídias digitais, especialmente o IGTV, para mostrar como usar o produto e educar o mercado.

 

As dicas do Facebook para empreendedores.

O evento também contou com orientações da equipe do Facebook sobre como aproveitar melhor cada plataforma.

 

  • Facebook
    A principal recomendação, repetida várias e várias vezes foi : escolher o público certo no momento de anunciar na plataforma, mostrando que essa seleção pode ser feita de forma simples, a partir do botão "Promover" na página da empresa.

    Para segmentar as pessoas certas, é importante explorar bem os interesses já relacionados pelo Facebook, sempre com o cuidado de evitar excessos no "velocímetro de público", ou seja, estar alerta para que o público selecionado não seja nem muito extenso, nem muito restrito.

    Um banco de imagens gratuito, para quem não tem a foto perfeita para anunciar seu produto ou serviço, também foi lembrado como uma das facilidades do Facebook para empreendedores.

    Por fim, é preciso definir o botão de chamada e selecionar a ação mais adequada aos objetivos comerciais da publicação, conforme as opções existentes: saiba mais, ligar agora, etc.

    E como a meta de quem tem um negócio é crescer, os empreendedores podem também utilizar a ferramenta gratuita da plataforma para anunciar vagas de emprego.

 

  • WhatsApp Business
    Utilizar a versão business do WhatsApp foi a sugestão do Facebook para empreendedores que querem estabelecer uma conexão em tempo real com seus clientes.

    Foi lembrado que a versão para iOS já está disponível e que a ferramenta pode ser integrada aos anúncios do Facebook. Existe, por exemplo, a opção do botão de chamada do anúncio ser o disparo de uma mensagem para a página da empresa no WhatsApp Business.

    Vale apenas deixar claro que a versão business do WhatsApp deve ter um número de celular próprio, ou seja, um mesmo número de celular não pode ter as duas versões do aplicativo.


  • Instagram
    E qual a melhor forma de usar os recursos do Instagram?
    Anote as recomendações do Facebook para empreendedores.

    Feed - pense o feed como a sua vitrine. O que você quer expôr, divulgar?

    Stories - trabalhe este formato para conteúdos mais casuais, informais, descontraídos.

    Enquete - faça pesquisas simples em tempo real.

    Live - tenha um feedback instantâneo do seu público (foi citado o case de uma confecção que compartilhava várias etapas da produção da coleção via lives, mostrando desde a escolha dos tecidos até a peça acabada).

    Hashtags - crie a hashtag do seu negócio e use sempre nas postagens. Utilize também hashtags associadas ao seu produto/serviço, que ajudem seu negócio a ser descoberto.

    IGTV - grave tutoriais, mas aposte também em experiências mais imersivas, explorando a tela cheia.

    Instagram shopping - aproveite o recurso veja / toque / compre para facilitar as compras on-line.

    Experiências compartilháveis - crie no mundo real, por exemplo, um painel bacana para seu evento ou um nicho atraente para o seu restaurante. Projete um local que, naturalmente, incentive as pessoas a fotografar e compartilhar.

    Estimule conversas - encoraje seu público a entrar em contato pelas mensagens diretas e não apenas pelos stories.

 

  • Messenger
    Enquanto o WhatsApp Business é mais orientado à comunicação direta e objetiva, o foco no estado de espírito é a vocação do Messenger, que conta com recursos bacanas como lembretes, notificações e até enquetes para uma maior interação nas conversas. Foi lembrado ainda que o aplicativo já conta com a vantagem de estar associado à página do negócio no Facebook.

Expositores que já usam as plataformas para vender (e são a prova de que funcionam), uma equipe de consultores para tirar dúvidas, networking, workshops de 15 minutos sobre temas variados e muita pipoca completaram o evento do Facebook para empreendedores.

E você, como usa as redes sociais no dia a dia? Como elas funcionam para o seu negócio? Qual o seu maior desafio? Deixe nos comentários ou fale conosco se preferir. Vai ser ótimo conversar com você.