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Dicas para obter mais resultados com as postagens no Facebook

Publicado dia 16/02/2017

Apostar em marketing digital, hoje em dia, e negligenciar o poder das redes sociais é ignorar uma parcela considerável de clientes em potencial que podem ser impactados por suas estratégias.

Afinal de contas, só o Facebook já contava, em novembro de 2016, com quase dois bilhões de usuários ativos ao redor do mundo, o que a torna uma mídia popular e concorrida, na mesma medida.

Por isso, trabalhar para obter mais resultados com as suas postagens é tão importante quanto ter sua página na rede social. E foi assim que nasceu a ideia deste post, que traz um conteúdo com dicas para o seu negócio extrair mais da rede de Mark Zuckerberg . Confira!


Entenda que a concorrência é por conteúdo, não por categoria

Na timeline do Facebook, a concorrência é menos contra posts similares ao seu (de concorrentes locais ou do mesmo segmento de atuação) e muito mais entre as imagens fofas, receitas práticas, discussões políticas e tudo aquilo que promove curtidas e comentários.

O desafio, portanto, está em entender como ser atraente neste contexto, como despertar a atenção da sua persona em meio a tanta informação. E aí vai uma dica: pense, por exemplo, em como seu conteúdo pode ajudar seu público a encontrar uma solução para uma questão do dia a dia ou a se divertir. Para haver compartilhamento, é preciso, antes, estabelecer uma conexão emocional.

Não é uma tarefa simples, e tampouco imediata. É uma concepção diferente que, se for bem compreendida e trabalhada, tem tudo para impulsionar a sua marca e gerar mais engajamento em seus posts no Facebook.


Aposte mais em conteúdo visual (vídeos e fotos)

O fato já vem sendo discutido há algum tempo, e o presente só tende a confirmar as previsões de que, até 2019, cerca de 80% do tráfego online será baseado em conteúdos audiovisuais.

Dessa maneira, não há necessidade em esperar que a tendência de hoje se torne a saturação do mercado amanhã. A ideia é começar, agora mesmo, a equilibrar suas postagens entre textos, imagens e vídeos e acompanhar os resultados.

A expectativa é de que seu público reaja muito bem, uma vez que vídeos e fotos tendem a gerar mais engajamento.

Reside, aí, o desafio de encontrar o tom adequado ao seu público-alvo em 3 diferentes mídias dentro de uma mesma rede social.


Explore conteúdos que historicamente têm se mostrado eficientes

Entre os conteúdos que geram mais engajamento e se destacam com mais frequência no Facebook, podemos citar:

  • Storytelling (a emocionante história por trás de um produto seu);
  • Novidades e promoções (não só sobre a empresa ou os lançamentos, mas também sobre a equipe);
  • Bastidores (a rotina do seu negócio ou mesmo as curiosidades do processo de produção).

Vale a pena, portanto, entender quais deles podem surtir melhor impacto com o seu público e variar ainda mais os temas das suas postagens.


Lembre-se de que o Facebook é uma plataforma de pessoas e de marketing

Primeiramente, vale lembrar que usar pessoas, ao contar histórias, as expõe – afinal, o Facebook é uma rede feita para pessoas. Isso significa ter as devidas autorizações antes de colocar alguém em evidência em suas páginas.

Depois, o seu foco deve prosseguir para o conceito de marketing na popular rede social.


Adapte seu conteúdo à tecnologia mobile

Objetividade é uma das principais palavras-chave quando o assunto é mobile. Principalmente, porque a visualização do Facebook, em dispositivos móveis, permite até 90 caracteres antes de cortar o texto.

Ou seja: criatividade e objetividade para que seu público-alvo leia e absorva rapidamente o conteúdo e, consequentemente, gere mais engajamento com suas postagens.


Dê mais personalidade e voz a sua marca

Se tem algo de único, nas redes sociais, é a proximidade, essa possibilidade de falar de igual para igual com o seu consumidor. Aproveite, portanto, para adotar uma postura autêntica.

Encontre o linguajar adequado, mostre que você também sabe ouvir sua audiência, que compreende os seus desafios e dificuldades, não apenas ao publicar conteúdos relevantes, mas, também, ao interagir com as pessoas.


Aposte no CTA (Call to Action)

Postar, apenas por postar, dificilmente se traduz no nível de engajamento desejado.

Por conta disso, é importante direcionar o seu leitor para que ele realize a ação desejada, após ler sua postagem. O CTA pode ser, por exemplo:

  • Acesse o site;
  • Saiba mais;
  • Entre em contato.

Afinal de contas, as postagens possuem um objetivo singular, e é mais do que válido orientar o seu leitor sobre esse objetivo.


Atente-se à escrita correta

Em um universo virtual e em tempo real, em que tudo se propaga proporcionalmente com a velocidade da conexão dos seus usuários, todo cuidado é pouco – e isso envolve a atenção com a escrita.

Mesmo quando o conteúdo estiver adotando um tom informal e popular, é importante mostrar que você é referência, também, na maneira de se comunicar. E isso envolve evitar erros de ortografia e gramática, que podem comprometer a imagem do seu negócio.


Use imagens reais, que representem seu público

Como vimos, imagens estão em alta no engajamento de usuários. Por isso, além da excelente qualidade (para evitar aquele aspecto granulado), procure por imagens que tenham a ver com o seu público-alvo. Dê preferência, também, a imagens que complementem, traduzam, retratem a essência do seu post.


Revise o conteúdo antes de fazer as postagens

Caso seja em vídeo, reveja-o (inclusive em dispositivos móveis) para conferir se tudo está funcionando perfeitamente.

Se for em texto, leia e releia o post para evitar algum erro. E, caso seja uma imagem, revise-a, também, analisando a relevância dela em relação ao post.

Por fim, associe textos aos vídeos. Chamadas de abertura e legendas persuasivas ajudam a despertar o interesse pelo seu conteúdo. Vale ainda lembrar que,no Facebook, os vídeos aparecem, inicialmente, sem áudio na timeline, portanto uma frase de apoio pode fazer toda a diferença entre dar o play ou desistir do post.


Invista mais em qualidade e menos em quantidade

Menos é mais – ao menos, no Facebook, uma vez que, quando há uma nova postagem, a anterior passa a ser interpretada como defasada pela plataforma.

Por isso, antes de fazer postagens de maneira excessiva, deixe um conteúdo interessante render mais engajamento e opte por investir na qualidade dos posts. Isso ajuda a tornar a quantidade um elemento secundário.

Agora, é com você! Aplique as dicas e comece aprimorar suas taxas de engajamento no Facebook! E não se esqueça de nos contar aqui, no campo de comentários, como tem sido a sua experiência!