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Oportunidades do marketing digital para pequenos negócios

Publicado dia 25/03/2019


Entre tantas apostas e movimentos, que oportunidades do marketing digital para pequenos negócios você pode aproveitar?

O ano começou, o carnaval acabou, a Páscoa já quase chegou e mesmo que ainda não tenha dado tempo de concluir aquele plano de marketing ideal para os próximos 12 meses, há muitas possibilidades que você pode avaliar e aproveitar a partir de agora. Porém, entre tantas projeções sobre redes sociais, formatos de conteúdo e outras frentes mais, quais se destacam para quem tem sua própria empresa? Quais as principais oportunidades do marketing digital para pequenos negócios?

Durante estes primeiros meses, procuramos acompanhar as tendências sinalizadas por especialistas de diferentes áreas e relacionamos as oportunidades que parecem ser mais relevantes para os(as) empresários(as) que respiram o dia a dia da empresa e precisam acertar nas suas decisões.


Vá além das redes sociais e ative canais próprios de comunicação.

As redes sociais sempre foram (e continuam a ser) uma ferramenta essencial para empreendedores de inúmeros segmentos. Mais do que nunca, no entanto, elas podem e devem ser combinadas com outros canais de comunicação para ampliar as oportunidades do marketing digital para pequenos negócios.

Os escândalos recentes sobre a utilização indevida de dados dos usuários e a proliferação de fake news têm causado, entre outros fatores, um abalo de confiança nas plataformas: a pesquisa 2018 Edelman Trust Barometer Special Report: Brands and Social Media realizada em nove países (incluindo o Brasil) e mencionada no estudo Social Media Trends Report 2019, da Hootsuite, mostrou que 60% das pessoas entrevistadas não confiam mais nas redes sociais.

A popularidade e o crescimento dessas plataformas, por outro lado, atraiu mais e mais usuários, o que resultou em um maior número de publicações e, portanto, mais concorrência, menos alcance, menos visibilidade e custos crescentes de mídia.

O ambiente das redes sociais está mais desafiador e competitivo. É preciso entender como cada rede tem contribuído para o negócio, quais são as que têm mais sinergia com o tipo de produto/serviço oferecido e, principalmente, onde está o seu público de interesse.

Portanto, além de analisar as informações e se ajustar à nova realidade das redes sociais, é recomendável avaliar a criação de outros canais de comunicação como, por exemplo, um site ou blog próprios da empresa, onde o conteúdo possa estar sempre disponível, organizado e otimizado para atrair visitantes e para ajudar a construir a sua própria audiência. Sem esquecer, é claro, que o site/blog também deve se adaptar às telas de dispositivos móveis e carregar rapidamente, ok?


Experimente novos formatos de conteúdo, como vídeos e stories.

A ascensão do vídeo e do conteúdo efêmero também são boas oportunidades do marketing digital para pequenos negócios.

O consumo de conteúdo em vídeo no Brasil cresceu 135% entre 2014 e 2018 de acordo com a Pesquisa Video Viewers, realizada pelo YouTube em parceria com a empresa Box 1824 e o Instituto Provokers.

A pesquisa revela outro dado surpreendente: o YouTube já é o segundo colocado em consumo de vídeos no país, apenas 3 pontos percentuais atrás da Rede Globo, maior emissora de tv aberta do Brasil.

Por que então não disponibilizar seu conteúdo em uma plataforma em que milhões pessoas buscam ativamente por variados assuntos?

A produção do vídeo não é mais uma barreira. Um bom smartphone é capaz de gerar resultados bem legais se você considerar que quem digitou um determinado termo na busca deseja encontrar a informação que procura, não necessariamente uma superprodução.

Concentre sua energia na qualidade do conteúdo e, posteriormente, na descrição do filme e nas hashtags que poderão ajudá-lo(a) a ser encontrado.

Ah, e ainda vale lembrar que, além do YouTube, tem também o IGTV com um enorme potencial, se lembrarmos que o Instagram já conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos. Diante de todos esses indicadores, podemos dizer que o conteúdo em vídeo veio para se consolidar como uma das oportunidades do marketing digital para pequenos negócios.

E por falar em novos formatos, impossível ignorar a ascensão do stories: as publicações que desaparecem em 24 horas registraram um crescimento 15X maior em relação às publicações feitas na timeline, de acordo com o estudo Beyond the News Feed, da Block Party, divulgado também no relatório Social Media Trends 2019 da Hootsuite.

A espontaneidade é umas principais características esperadas dos posts tipo stories, que podem ser utilizados de forma natural e criativa pelos donos de pequenos negócios. Aliás, os stories podem ser bem aproveitados para criar uma relação mais humana e mais próxima, tarefa que costuma ser um desafio maior para as grandes organizações.


Inclua o e-mail marketing em suas ações.

E-mail marketing? Tem certeza? Sim! E se você tem alguma dúvida, vale conferir o artigo publicado no The Wall Street Journal e reproduzido pela Folha de São Paulo em 5 de fevereiro de 2019: "Frustradas com custos das redes sociais, marcas recorrem ao e-mail".

Planejar corretamente as ações de e-mail marketing é uma das grandes oportunidades do marketing digital para pequenos negócios. Para um bom resultado, é preciso utilizá-lo com seriedade e inteligência.

Criar e trabalhar a sua própria lista (jamais comprar de terceiros), mantê-la atualizada, pensar na qualidade do conteúdo e enviá-lo apenas para as pessoas certas são alguns dos passos que devem ser sempre observados.

Monitorar o desempenho dos disparos por meio de indicadores como a taxa de abertura e a taxa de clique nos links da mensagem também é fundamental para entender os interesses do seu público e refinar a estratégia.


Mais duas ótimas oportunidades do marketing digital para pequenos negócios.

A possibilidade de mensurar todos os esforços de comunicação é uma das características mais relevantes do marketing digital. Defina sempre os indicadores para cada ação e dedique um tempo para analisar os resultados e fazer eventuais correções de rota. Entender o que funciona, o que dá resultado é a maior das oportunidades do marketing digital para pequenos negócios.

Por último, seja autêntico, acredite e valorize a essência do seu negócio. Em tempos de excesso de informação, estamos em busca de quem pode nos ajudar verdadeiramente, em quem podemos confiar.

E para você, quais são as oportunidades do marketing digital para pequenos negócios? Qual a sua aposta? Conte aqui, nos comentários!