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Se o Facebook vai mudar, prepare-se para a mudança!

Publicado dia 07/07/2016

 

No finalzinho de junho, foi anunciada uma nova mudança no Facebook que irá afetar, mais uma vez, o alcance dos posts publicados por páginas empresariais/personalidades. Conforme divulgado pela própria rede, a prioridade será para a exibição das publicações de amigos e familiares, que são a sua essência, a sua origem.

Essa não é a primeira e nem será a última alteração do Facebook dessa natureza. Negócios que estão na rede há algum tempo já sentiram, em outros momentos, a redução no alcance orgânico (não pago) de suas publicações. Diante dessa tendência, o que é possível fazer? Analisar alternativas e, ao mesmo tempo, utilizar de forma mais eficiente a maior plataforma social do planeta. Para colocar isso em prática, pensamos em três possibilidades iniciais:


1) Não colocar todos os ovos em uma única cesta

O velho ditado anda mais atual do que nunca... Com o sucesso e as facilidades das mídias sociais, muitas empresas (especialmente as pequenas) abriram mão do seu site ou deixaram-no em segundo plano, sem atenção, sem atualização e sem utilizá-lo como uma ferramenta de negócios.

Um site bem planejado, com conteúdo que realmente ajude o público de interesse, é um canal eficiente para a construção de uma audiência própria.
A partir do momento que, por meio do seu site, a empresa consegue atrair e cadastrar potenciais clientes para receber informações úteis, novidades, dicas e (inclusive) ofertas, dá um passo importante para estabelecer uma comunicação mais efetiva e direta com pessoas que já manifestaram algum grau de interesse em sua área de negócio.


2) Trabalhar outras plataformas de mídia social

Ainda na linha de ter alternativas no horizonte, explorar outras plataformas de mídia social como Twitter, LinKedIn, Pinterest e Instagram (lembrando que esta última é do próprio Facebook e passa, da mesma forma, por recentes atualizações no feed) também é interessante para o negócio.

É certo que todas essas plataformas têm seus mecanismos para definir o que será ou não exibido como prioridade nos perfis dos seus usuários, mas ampliar a distribuição do conteúdo para, pelo menos, mais de uma rede social pode ajudar a ter um maior alcance e, também, a entender o conteúdo/formato que funciona melhor em cada uma delas.

Para definir as opções mais adequadas para cada negócio é importante identificar onde está a sua audiência e qual a plataforma mais compatível com o conteúdo que a empresa tem a oferecer: é mais informativo, é mais educativo, é mais orientado a negócios, é mais visual, é mais entretenimento, é mais técnico, é mais denso, é mais leve?

Aliás, e aqui é só uma reflexão, também ganharíamos se as plataformas de mídias sociais apostassem cada vez mais em suas características únicas como meio de diferenciação e segmentação de uso. Por exemplo, já que o Facebook faz uma volta à origem de aproximar as pessoas e prioriza o conteúdo de amigos e familiares, outras plataformas poderiam aproveitar a oportunidade para atrair o conteúdo proveniente de outras fontes.


3) Utilizar o Facebook com mais eficiência

O Facebook é um fenômeno e, SIM, é totalmente recomendável que as empresas continuem a trabalhar suas páginas e seu conteúdo na principal plataforma de mídia social do planeta! A questão é, neste caso, atuar de uma forma mais planejada, eficiente e aproveitar os pontos fortes da rede.

Criar conteúdos compartilháveis

A primeira recomendação vem de Adam Mosseri, vice-presidente de produto do Facebook, que, em entrevista ao G1 sobre as alterações do algoritmo, sugeriu que as empresas priorizassem conteúdos altamente compartilháveis, já que o conteúdo distribuído pelas pessoas será priorizado em relação ao conteúdo distribuído pelas páginas empresariais.

Cada vez mais, portanto, será importante, para as empresas, medir e identificar os conteúdos que geram mais engajamento na rede. Explorar as informações fornecidas pelo próprio Facebook ajuda bastante neste sentido, já que os administradores de página podem identificar o desempenho de cada publicação.

Avaliar o horário de postar

Escolher o melhor horário de postar, com o objetivo de impactar o maior número possível de usuários também poderá contribuir para ampliar o alcance. As estatísticas sobre os horários em que os fãs de uma página estão conectados são disponibilizadas pelo Facebook, basta analisar.

Explorar os recursos de segmentação

Aproveitar a segmentação assertiva do Facebook para distribuir o conteúdo certo para as pessoas certas também será cada vez mais imprescindível para as empresas alcançarem seus resultados. Selecionar, com critério e atenção, as características do público que se deseja atingir (e produzir conteúdo relevante, é claro) potencializará o sucesso das ações.

Ainda sobre o aspecto da publicidade, é preciso ser justo e reconhecer que o Facebook tem criado diversos formatos para atender aos diferentes objetivos mercadológicos das empresas. Cabe, portanto, uma análise e definição da melhor opção de divulgação para o desafio atual do negócio.

Com todos os movimentos recentes do Facebook, fica claro que planejar uma verba para assegurar o alcance da audiência será importante para qualquer empresa que busque uma atuação mais visível na rede.

Que venham as mudanças!