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Você conhece o seu cliente de verdade? A importância da persona em uma estratégia de marketing de conteúdo.
Publicado dia 16/11/2016
As estratégias tradicionais de marketing podem ter criado, nas últimas décadas, a percepção de que impactar o maior número possível de pessoas é sinônimo para uma campanha bem-sucedida. E para determinados objetivos de mercado, isso continua a ser verdade.
O marketing de conteúdo, entretanto, veio com uma abordagem diferente, com uma proposta muito mais direcionada: ao conhecer mais profundamente o perfil do seu cliente ideal, você aprende sobre as necessidades, carências, hábitos de consumo do seu público e, principalmente, seu processo de decisão de compra. Consequentemente, é possível definir as melhores maneiras de abordá-lo.
Esse perfil ideal dos públicos de cada empresa é a persona, uma das primeiras etapas de qualquer estratégia de marketing de conteúdo. E, para saber como a persona pode ajudar no desenvolvimento do seu negócio, confira tudo a respeito, no post de hoje!
Entendendo o conceito de persona
Embora público-alvo e persona sejam termos similares, mas não equivalentes, as principais informações em comum do primeiro são essenciais para criar a persona do seu negócio, que nada mais é do que a representação fictícia do tipo de cliente ideal para a sua empresa.
Afinal de contas, você passa a cruzar informações a respeito do comportamento dos seus consumidores, suas características demográficas, motivações, necessidades e objetivos. E, assim, uma figura ideal é criada.
E sabe por que essa figura ideal é mais importante do que o público-alvo?
Porque a persona é uma representação mais humanizada e aprofundada do seu público, uma abordagem mais focada e específica do que imaginar que você está lidando, por exemplo, com mulheres, entre 30 e 35 anos, com renda média de R$ 5 mil etc.
Quando a definição do público é muito abrangente, tudo fica mais impessoal e difícil de entender, a fundo, quem é o seu cliente.
Por que criar uma persona?
Só de saber o que é persona já dá para ter uma boa noção da importância dela ao traçar sua estratégia de marketing de conteúdo, não é mesmo?
Afinal de contas, conhecendo a fundo os seus clientes e prospects, você pode entender melhor do dia a dia deles, suas dores e desafios — informações que serão a matéria-prima da sua abordagem de aproximação.
A importância em definir a persona, inclusive, é crucial para entender quais ações serão planejadas, como:
• O tipo de conteúdo que será gerado para impactar suas personas;
• O tom adotado nesses conteúdos;
• Os tópicos que serão desenvolvidos em cada produção, conforme as dúvidas e questões referentes a cada etapa da jornada de compra;
• Os canais de comunicação que serão utilizados para isso.
Dessa maneira, criar uma persona não se trata de uma tendência passageira, mas de uma abordagem estratégica que ajuda o empreendedor a, finalmente, ser apresentado ao seu consumidor e a ouvir as suas principais dúvidas e desafios para, então, supri-lo com informações que possam, de fato, ajudá-lo.
Como construir uma persona?
A idealização da sua persona, por si só, não rende o sucesso desejado em suas campanhas de marketing de conteúdo. É necessário construí-la, dar solidez a ela e se direcionar a partir das informações recebidas.
Esta etapa, inclusive, costuma esbarrar na frustração de alguns empreendedores, que acreditam ser suficiente reunir os dados do público-alvo para formar a sua persona.
E isso não poderia estar mais longe da realidade de uma estratégia de marketing de conteúdo.
Afinal de contas, com os dados coletados, é hora de aprofundar o seu conhecimento sobre a persona e OUVI-LA, para descobrir, por exemplo:
• Seus assuntos de maior interesse, no seu setor de atuação;
• As atividades, desafios e obstáculos na rotina desse consumidor;
• Quem costuma influenciar as decisões desse perfil de cliente;
• Como funciona o seu processo de compra.
As respostas obtidas garantem um aprofundamento sobre a realidade do seu público e trazem informações complementares para a criação de conteúdos qualificados, que têm tudo a ver com o seu dia a dia.
Dessa forma, você tem um dos principais recursos para iniciar sua estratégia de marketing de conteúdo e impactar, diretamente, aqueles que mais estão à procura do que você tem a oferecer — e não milhões de pessoas, cuja esmagadora maioria iria ignorar seus apelos.
Crie a sua persona
Com todas as etapas cumpridas até aqui, basta materializar a sua persona, de maneira que você tenha o retrato ideal de quem deseja abordar, impactar e atrair até a sua loja ou site.
E, para isso, faça um detalhamento real das informações coletadas e traduzidas em características comuns de um perfil de consumidor.
Ou seja, coloque no papel, por exemplo, as seguintes informações:
• O nome fictício de sua persona, sua idade e o gênero;
• O cargo que ocupa e o ramo em que atua;
• O nível de escolaridade;
• Seus desafios, objetivos e onde essa persona mais consome informação;
• Os critérios que leva em conta na hora de escolher o produto/serviço que você oferece;
• As dúvidas e objeções que costuma ter durante o processo de decisão de compra;
• As etapas deste processo.
Abaixo, separamos um esboço do que seria a reunião de informações para criar a sua persona:
Juliana tem 28 anos, é jornalista com pós-graduação na área. É solteira, não tem interesse em casamento, mas em se desenvolver profissionalmente. E, por isso, está em busca de novos cursos profissionais que podem ajudá-la a conquistar esse objetivo, mas tem encontrado dificuldades em selecionar a melhor instituição. Conteúdo prático e aplicável, duração do curso, reputação da instituição, proximidade de casa ou do local do trabalho e valor acessível estão entre os principais aspectos que leva em conta. Comentários dos alunos e ex-alunos nas redes sociais também influenciam a sua escolha.
Neste caso, imaginamos que a empresa que criou a persona poderia oferecer uma solução adequada para a Juliana, que procura pelas melhores instituições para aperfeiçoar os seus conhecimentos e técnicas profissionais.
Viu como é possível começar a construção da sua persona? Agora, a etapa seguinte consiste, basicamente, em compreender onde cada um dos seus clientes se encontra na jornada de compra e produzir o conteúdo adequado a cada fase.
Afinal, se mais pessoas passam a visitar o seu site ou blog, é fundamental abordá-las da maneira mais assertiva possível. Mas isso merece um post exclusivamente dedicado ao funil de vendas.
E então, o que achou da persona e as maneiras de criá-la para impulsionar as suas estratégias de marketing de conteúdo? Compartilhe conosco suas dúvidas e opiniões no campo de comentários deste post!
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