Blog

Você sabe como fazer um pitch de vendas?

Publicado dia 28/08/2018


Confira como preparar um pitch de vendas eficaz e gere mais oportunidades para seu negócio, seus projetos.

Que o tempo é o recurso mais escasso e precioso que temos, não há a menor dúvida. A questão é: como utilizá-lo quando dispomos de apenas dois minutos para apresentar nossa ideia, nosso serviço, nossa experiência? Foi para ajudar a resolver este ponto que Joel Ruocco, fundador da ApresentArte, empresa que se dedica à formação de palestrantes profissionais, compartilhou dicas importantes sobre como fazer um pitch de vendas.

O evento aconteceu no dia 16 de agosto, no Papo Firme promovido pela Confraria do Batom - uma rede de mulheres idealizada por Iva Cardinal e que atua em várias frentes, inclusive em prol do empreendedorismo feminino.

Quer saber também como despertar interesse para o seu negócio? Acompanhe!


O que é pitch de vendas?

O primeiro passo para um bom pitch de vendas é entender as características deste tipo de apresentação. A duração extremamente curta, de poucos minutos, é o principal aspecto a ser considerado. Você deve ter em mente o que deveria dizer se tivesse a oportunidade de conversar com um investidor ou aquele cliente muito desejado no espaço de uma viagem de elevador. Preparação, portanto, é a palavra-chave neste contexto.


Invista na FORMA de transmitir seu conhecimento.

Falar sobre o que fazemos é um desafio, ainda mais em tão pouco tempo. Nossa tendência, em geral, é impressionar, procurar mostrar tudo que sabemos. O foco, porém, deve ser na forma de transmitir nosso conhecimento, uma vez que nossos ouvintes não têm acesso ao que conhecemos, mas terão acesso ao que apresentaremos. Em outras palavras, não adianta saber muito e não conseguir transmitir nada.


O que é ter sucesso em um pitch de vendas?

Nosso conceito de sucesso pode conter algumas armadilhas como, por exemplo, associá-lo à fama e reconhecimento, condições que dependem de outras pessoas. Sucesso, no entanto, deve ser encarado como a conclusão de determinado objetivo. E para concluí-lo, é preciso defini-lo, mantê-lo sempre em foco (desviar-se é muito fácil) e, sim, pagar o preço.

Neste sentido, uma etapa fundamental do pitch de vendas é definir o objetivo da apresentação. Qual o resultado esperado? Qual efeito você pretende provocar?

E aqui vale um alerta importante: o objetivo de um pitch de vendas (apesar do nome) não é vender! O objetivo de um pitch de vendas é gerar uma nova conversa, promover o networking, aproximar você de pessoas que podem fazer a diferença no seu negócio.

Uma apresentação relâmpago, um pitch, deveria ser encarado como uma oportunidade de iniciar um relacionamento, uma chance de atrair a atenção do espectador, de provocar uma reação do tipo “quero saber mais” sobre isso! Como ser extremamente eficaz em tão pouco tempo?


9 dicas práticas para um bom pitch de vendas.

• Defina (e escreva) o seu objetivo com a apresentação. Sim, escreva, porque registrar seus pensamentos ajuda a organizá-los e executá-los.

• Trace (e escreva) uma estratégia para alcançar seu objetivo. Pense em como despertar a curiosidade dos ouvintes e use a criatividade para que eles desejem saber mais sobre o seu negócio.

• Faça com que a sua apresentação entregue uma resposta para a seguinte a questão: “Quais problemas dos meus clientes eu consigo resolver”? Lembre-se, neste ponto, que o ser humano se move por prazer ou para evitar a dor. Que dores você é capaz de aliviar? Quando você toca na dor, torna-se importante, necessário.

• Considere também a pergunta: “Que benefícios eu entrego”? Benefícios estão associados a desejos. E desejos têm muito mais valor do que necessidades. Lembre-se de que necessidades podem ser supridas por commodities...

• Mostre o seu diferencial, pois este será o motivo pelo qual alguém irá escolher você.

• Crie um gancho para estabelecer uma nova conversa. Pode ser, por exemplo, uma “degustação” do seu produto/serviço.

Prepare-se, prepare-se e prepare-se ANTES. Depois, relaxe. Para uma boa apresentação e, principalmente para uma apresentação tão curta, é essencial investir tempo na PREPARAÇÃO. Na maioria das vezes, fazemos exatamente o contrário: relaxamos antes, deixando a preparação para a última hora. O que acontece? A preocupação aparece depois, justamente no momento da palestra.

Treine! Bons atletas sempre treinam antes da competição. Grandes artistas sempre ensaiam antes do espetáculo. Então, pratique antes, não deixe para treinar durante o jogo. Treine para melhorar, não para decorar. Além disso, o ensaio se transforma em uma experiência bem-sucedida para o seu cérebro!

Peça ajuda. Quando for montar o seu pitch de vendas, conte com a visão de alguém de fora. Capacite-se também para o grande momento: trabalhe a autoconfiança e adote técnicas de controle emocional. Só o pensamento racional “vai dar tudo certo” pode ser insuficiente para lidar com a emoção de uma grande oportunidade.

 

E você? Já teve alguma experiência com um pitch de vendas? Conte nos comentários como foi. Para saber mais sobre o assunto, acompanhe o Joel Ruocco nas redes sociais (LinkedIn, Facebook e Instagram). E siga também a Confraria do Batom (Facebook e Instagram).