Blog

O que é Inbound Marketing e por que é conhecido como Marketing de Atração?

Publicado dia 31/10/2016

 

Hoje em dia, não basta ter presença digital: a atuação digital é determinante para desenvolver uma marca de acordo com as suas estratégias e objetivos. E, para essa empreitada, poucas técnicas são tão significativas quanto o inbound marketing.

Aí está um termo que você, provavelmente, tem escutado bastante ao longo dos últimos anos. Afinal de contas, ele reúne todas as estratégias que empreendedores digitais estão rascunhando, visando atrair mais clientes e, consequentemente, gerar mais vendas.

Não à toa, o inbound marketing também é conhecido como marketing de atração. Por isso, decidimos explorar, no post de hoje, o conceito de inbound marketing e as suas aplicações. Confira!


O universo do inbound marketing

O inbound, ou marketing de atração, ficou assim conhecido porque, diferentemente das técnicas tradicionais de marketing (outbound), o conceito reside na ideia de atrair os clientes para encontrar a empresa, e não o oposto.

Ou seja: a partir de um planejamento estratégico, e com a produção de um conteúdo de qualidade, as empresas passam a atrair o seu público-alvo, tendo que se relacionar com ele, posteriormente, para compreender o momento de converter as visitas na página em vendas.

Além disso, o inbound marketing pode ser idealizado para atingir os seguintes objetivos:

• Aprimorar o alcance e visibilidade da sua marca;
• Reduzir gastos com técnicas de atração de clientes;
• Gerar visitas qualificadas às suas páginas, com potencial de se transformarem em clientes;
Criar conteúdos diferenciados, que gerem interesse e engajamento;
• Gerar integração entre as áreas de marketing e de vendas.

Tudo isso parece muito interessante, não é mesmo? Exceto por uma questão: como fazer isso tudo?

 

A mensagem certa, no momento certo, para a pessoa certa

Se existe um motivo para o marketing de atração ser tão eficaz é este: todas as suas técnicas são pensadas no público-alvo ideal da sua marca, a persona. E o que seria isso? Nós explicamos!

A partir de pesquisas e análises, é possível descobrir um pouco mais sobre o perfil médio seu consumidor e, assim, compreender melhor como se relacionar com ele. Esse perfil médio é a persona do seu negócio.

Por isso, o marketing de conteúdo está tão em evidência. Com ele, as empresas conseguem criar conteúdos relevantes para o consumidor, que leva a discussão adiante e, dessa maneira, colocam a sua marca em destaque.

Agora, por que nem todos os leitores que interagem com a sua marca se transformam em clientes? Isso tem explicação, também.

Conhecendo a jornada de compra do cliente

A resposta para a pergunta anterior é simples: porque nem sempre o cliente está no momento de compra. Afinal, é disso que se trata o inbound marketing: enviar a mensagem certa, para a pessoa certa e no momento certo.

Logo, o inbound marketing pode ser utilizado para “nutrir” esses visitantes, de maneira que eles permaneçam na órbita do seu negócio até que atinjam o ponto ideal de compra.

Até por isso, o inbound marketing para pequenos e médios negócios se tornou uma alternativa de investimento importante, pois trabalha a concorrência de maneira mais equilibrada, independentemente do porte ou segmento de atuação das empresas.

Mas, voltando à jornada de compra do cliente: para que as empresas entendam o momento exato para abordar os seus visitantes, as técnicas de inbound marketing passam por uma sequência de etapas: atração, conversão, relacionamento, venda e análise.

Vamos entender um pouquinho mais sobre cada uma delas?

Atração

Já falamos um pouco sobre esta etapa, que consiste em criar uma base de interessados no que você tem a dizer e a oferecer — são os populares leads.
Para atrair clientes, pode-se usar:

• Blogs
• Técnicas de SEO;
• Links patrocinados;
• Redes sociais.

Unir os seus esforços nesse conjunto de ações é fundamental para angariar leads qualificados para a sua marca!

Conversão

Em seguida, é necessário converter esses leads em vendas. Para isso, deve-se entender o momento em que cada lead se encontra da sua jornada de compra (também conhecida como funil de vendas).
Para tanto, usa-se, nesta etapa, as seguintes estratégias: a criação de ofertas, as landing pages e a prática de CRO (otimização de conversão), que é um direcionamento do consumidor à ação desejada por você.

Relacionamento

A Pirâmide do Momento de Mercado, de Chet Holmes, nos revela que apenas 3% dos clientes estão em busca de uma decisão definitiva de compra. Ou seja: o momento certo de abordar o consumidor com uma oferta.

Para os outros esmagadores 97%, é necessário nutrir o cliente, como já havíamos antecipado. E, para isso, algumas técnicas são utilizadas, como:

E-mail marketing;
Automação de marketing;
• Lead nurturing.

No momento certo, para a pessoa certa: a mensagem certa. Viu como tudo isso passa a fazer mais sentido?

Venda

Todo o trabalho gerado, agora, é encaminhado à equipe de vendas, que conta com as informações acumuladas de cada lead para que a abordagem seja a mais assertiva possível.
Por isso, inclusive, mencionamos o fato de que o inbound marketing ajuda a integrar as áreas de marketing e de vendas.

Análise

Um dos grandes trunfos do inbound marketing está na possibilidade de poder mensurar tudo o que foi testado, investido e arriscado. Ao monitorar as campanhas, pode-se ajustar algo aqui e acolá, visando tornar as campanhas mais precisas e bem-sucedidas.

E então, o que achou, agora, do inbound marketing e das maneiras que ele pode atrair mais clientes até as suas páginas virtuais? Caso ainda tenha dúvidas sobre o assunto, compartilhe conosco no campo de comentários deste post!